Valores em que assenta a nossa ação pedagógica

O nosso projeto assenta numa pedagogia centrada na comunicação e na organização de aprendizagens significativas. Queremos com isso dizer que o mais importante para nós é o desenvolvimento do Homem, isto é, o desenvolvimento da humanidade no Homem – essa humanidade crítica e insatisfeita que permanentemente busca o tesouro escondido da felicidade, e que no mundo procura a concretização do belo e da harmonia. Essa humanidade que, no saber da arte ou da ciência, no arar da terra ou no sulcar do mar, será o senhor da eterna criação.

«Pode ser que um dia se descubra a tal verdadeira natureza do homem. Devemos estar numa pré-história da verdadeira humanidade.», diz o prof. Agostinho da Silva. E, afirma, Konrad Lorenz: «Há até razões para acreditarmos que ele (o homem) seja um simples degrau no caminho que nos conduzirá ao ser verdadeiramente humano. Resta-nos esperar que assim seja.»

Continuamos a questionar e a ajustar a nossa ação educativa. Através dela, como disse alguém, atuamos sobre a inteligência e o caráter, e é o Homem na sua totalidade que nós estamos a formar.

Essa ação deverá enquadrar-se pelo par único, das mais sólidas e belas molduras que o Homem tem a contornar a sua existência:
- uma – a da atividade lúdica, o jogo, o brincar, forma de aprender e de apreender tão vital como respirar ou pulsar;
- outra – a da herança do imaginário, fonte e foz de todo o universo de cada criança, de cada pessoa.

Trata-se de uma relação entre Jogo e Imaginário, lugares de encontro dos afetos, dos conflitos, do exercício do sonho e do pensamento. Lugares onde o existir se transforma em ser.

"QUE A NOSSA ESCOLA SEJA UM DESSES LUGARES"