22 Jan, 2018
icon facebooklogo linkinlogo flickrlogo youtube

fundacao lucinda

Jardim Infantil Pestalozzi

A CRIANÇA SERÁ O QUE DELA FIZEREM O SEU GRUPO E A SOCIEDADE
EDUCAR É DAR-SE COMO MODELO
CRIANÇAS CAPAZES DE INTERVIR E MODIFICAR
UMA ESCOLA PARA A INDEPENDÊNCIA E PARA A RESPONSABILIDADE
UMA ESCOLA PARA A INDEPENDÊNCIA E PARA A RESPONSABILIDADE
banner6
A CRIANÇA SERÁ O QUE DELA FIZEREM O SEU GRUPO E A SOCIEDADE
 

 


1º Encontro da Fundação Lucinda Atalaya


No seu 1º Encontro, que teve lugar dias em Janeiro de 2010, no Teatro Meridional em Lisboa pretendeu-se, num ambiente de festa e celebração, não só evocar Lucinda Atalaya, como colocar "em palco" pedopsiquiatras, educadores, jornalistas, pais, professores e alunos para que todos, de uma forma inovadora, pudessem reflectir sobre a educação hoje.

Em palco estiveram Maria José Vidigal (pedopsiquiatra), Ana Margarida Carvalho (jornalista), Jorge Dias de Deus (físico) Maria Luís Borges de Castro (pedopsiquiatra), Pedro Branco (professor) e Teresa Garcia (cineasta), além de um conjunto de actores profissionais que apresentaram um texto cénico, elaborado por Abel Neves a partir das comunicações dos intervenientes no Encontro, com coordenação de Miguel Seabra e mediação de Natália Luiza.

Poderá aqui fazer o download do folheto de divulgação bem como das principais intervenções dos oradores.

Oportunamente divulgaremos outras iniciativas nesta área.


Anexos:


Programa I Encontro
Mesa Redonda

Ana Margarida Carvalho
Jorge Dias de Deus
Maria José Vidigal
Maria Luis Borges Castro
Pedro Branco

rezeptfrei zopiclon tabletten kaufen

 

Formação Contínua

 

A Fundação Lucinda Atalaya tem nos seus estatutos, entre outras missões, a de contribuir de forma eficaz e concreta para a formação PERMANENTE dos professores e dos educadores de infância. O atendimento pedagógico qualificado das crianças portuguesas era uma preocupação da pedagoga Lucinda Atalaya , que, com a criação da Fundação com o seu nome, nos deixa a responsabilidade de continuarmos o que ela começou. Além da organização de cursos e encontros dedicados à formação, a Fundação Lucinda Atalaya irá iniciar um processo de certificação que a habilitará a ser uma entidade formadora com créditos válidos no âmbito do Ministério da Educação.

"Sabemos que numa sociedade em mudança como aquela em que vivemos, a simples transmissão de conhecimentos é insuficiente. (...) O Homem precisa de desenvolver plenamente a sua capacidade de iniciativa, de criação, de pesquisa, de solidariedade. Só assim ele poderá ser capaz de se adaptar, de intervir e também de transformar."

Esta citação de Lucinda Atalaya traduz os princípios a que pretendemos continuar a ser fieis na área da formação: uma formação contínua, aberta a todas as áreas do saber e às experiências e vivências de vários grupos sociais e das várias gerações. Será uma formação que procurará estabelecer pontes, para uma colaboração interinstitucional e transdisciplinar, e que estará a tenta aos interesses e necessidades, criando condições para aprender fazendo.

Será ainda uma formação que facilitará a reflexão e o esclarecimento de dúvidas, e que lançará desafios.

Neste contexto realizámos, em 2010, o 1º Encontro da Fundação Lucinda Atalaya.

Agenda

No Mês passado Janeiro 2018 No Mês próximo
2a 3a 4a 5a 6a S D
week 1 1 2 3 4 5 6 7
week 2 8 9 10 11 12 13 14
week 3 15 16 17 18 19 20 21
week 4 22 23 24 25 26 27 28
week 5 29 30 31

Contacte-nos

E-mail 
Assunto 
Nome 
Mensagem 
  Envio de cópia
    

Inscrições abertas

A partir de 4-01-2018
Jardim Infantil + 1º Ciclo do Ensino Básico
Informe-se aqui