Plano pedagógico - 3.º período

Durante o 3.º período letivo, o JIP mantém a atividade letiva à distância - iniciada nas duas últimas semanas do 2.º período -, com um plano pedagógico destinado às meninas e aos meninos da Infantil e do 1.º Ciclo, pensado em conjunto por toda a equipa docente.

A intenção não é a de replicar o modelo do ensino presencial, mas sim imaginar uma nova forma de funcionamento que permita dar continuidade aos valores de sempre, agora, mais do que nunca, necessários: autonomia, responsabilidade, liberdade, solidariedade.

Recorrendo às plataformas “Teams” e “Zoom”, o plano pedagógico abrange toda a oferta educativa do JIP e envolve todos os seus professores, de acordo com um horário base que integra momentos síncronos com todos os alunos das turmas, com meios grupos de alunos e com pequenos grupos, assegurando a continuidade dos apoios pedagógicos existentes.

Também estão previstos, ao longo do dia, diversos momentos assíncronos, de modo a facilitar a melhor gestão das dinâmicas familiares e, ainda, para permitir dosear o tempo de exposição aos ecrãs, um cuidado necessário na época que atravessamos, tanto mais relevante quanto mais jovens forem as crianças.

Contamos, desta forma, contribuir para a manutenção de rotinas estruturantes que dêem segurança às crianças, promover atividades de qualidade pedagógica que permitam consolidar e desenvolver aprendizagens, bem como estimular a comunicação entre docentes e alunos, significativa para potenciar o sentimento de pertença e o enquadramento social nesta fase que atravessamos.

Contamos com as nossas famílias!

Direção Pedagógica

Jardim Infantil Pestalozzi

Atividade letiva à distância

O Jardim Infantil Pestalozzi (JIP) mantém a atividade letiva à distância com os seus alunos da Infantil e do 1.º Ciclo, com o objetivo de dar continuidade ao processo de aprendizagem e de assegurar o contacto com as suas crianças e famílias. 
Neste sentido, a equipa docente do JIP continua a trabalhar em estreita coesão e articulação com o intuito de criar propostas de tarefas e outros conteúdos pedagógicos originais que se adequem à situação de distanciamento a que estamos sujeitos e que permitam, com recursos a soluções tecnológicas simples e intuitivas, manter o percurso de aprendizagem das nossas crianças o menos afetado possível.