Magusto no JIP

O teatro que os meninos dos 5 anos fizeram sobre a Lenda do S. Martinho foi um dos pontos altos do Magusto do Jardim Infantil Pestalozzi, comemorado no dia 11 de novembro. Seguiram-se as atuações dos outros grupos, com canções e declamações de poesias. Todos muito empenhados, mas felizes e divertidos.

À tarde, comeram-se as castanhas que tinham sido trazidas de casa. Umas foram assadas na fogueira, pelo David e pelo Fernando, nos assadores tradicionais de lata que a Lurdes conseguiu comprar. A D. Almerinda contribuiu com castanhas cozidas com erva doce. Cada menino tinha o seu pacotinho de castanhas, preparado de véspera na sua sala.

 

 

 

 

 

 

estrelas IMG 20191111 WA0003
   

 

«Mãos à obra!»

A pintura do estacionamento de bicicletas reuniu os alunos do antigo e do atual 4.º ano do Jardim Infantil Pestalozzi em torno de um objetivo comum. Com tintas fornecidas pela Câmara Municipal de Lisboa, as crianças meteram mãos à obra e personalizaram o tão aguardado parqueamento para velocípedes, transformando esta infraestrutura numa obra única: a nossa.

 [Fotografias da mãe Catarina Furtado. Muito obrigada!!]

 

 

 

 

 

 

 

 

bicicletas Bikes 3
bikes 4 bikes 6

Recomeçaram as Oficinas!

As Oficinas, que se realizam uma tarde por semana, às terças-feiras, são uma das atividades preferidas das crianças do 1.º ciclo do Jardim Infantil Pestalozzi. Nessa tarde, que é uma tarde com uma dinâmica especial, os alunos inscrevem-se, de forma rotativa, para participarem em oficinas monitorizadas pelos diferentes professores.

Neste ano letivo, foi dada continuidade a oficinas já realizadas em anos anteriores:

  • Filosofia: Professora Leonor Braga;
  • Hora do Conto: Professora Elsa de Barros;
  • Expressão Plástica – Professora Alexandra Baudouin;
  • Construções – Professora Cristina Freire;
  • Modelagem – Professor David Louro.

Foram, também, introduzidas duas novas oficinas:

  • Histórias Animadas: Professora Magda Fernandes;
  • Jogos: Professora Joana Peixoto.

Estas oficinas decorrem nos diversos espaços da escola e englobam alunos dos diferentes anos de escolaridade do 1.º ciclo, permitindo reforçar o trabalho cooperativo e promover a solidariedade entre crianças de diferentes idades. Apenas a oficina de Expressão Plástica é destinada a alunos dos 3.º e 4.º anos, porque os anos iniciais têm essa oferta no currículo semanal.

Nas oficinas, os alunos têm oportunidade de ter experiências de fruição e de aprendizagem diversificadas, bem como de trabalhar de forma mais próxima com os restantes professores da escola. Os professores, por sua vez, também têm a possibilidade de estreitar laços com todos os alunos, reforçando o sentido de pertença de todos a um projeto comum, que é a nossa escola.

Existem oficinas de cariz artístico, nas quais a fruição de experiências estéticas é essencial, cruzando diferentes componentes dos currículos das diferentes expressões artísticas. Nestas oficinas, é valorizada a livre expressão e a criatividade, a experimentação e a descoberta, a estimulação dos sentidos e a sociabilização.

Noutras oficinas, os desafios implicam a mobilização do saber de diversas áreas disciplinares, de forma integrada, abrangente, reflexiva e interdisciplinar, de modo a construir novos conhecimentos, que mobilizam diferentes áreas do saber.

«Pão por Deus»

O Pão por Deus foi comemorado na nossa Escola, de acordo com a tradição e o ciclo da natureza. A azáfama principiou uns dias antes com o ensaio das canções para cantar aos outros grupos e com a escolha das receitas para preparar as iguarias para oferecer. Cada turma preparou bolinhos, doces ou fruta para oferecer aos colegas que iam pedir Pão por Deus, que dispôs numa mesa cuidadosamente decorada… porque os olhos também comem!

As turmas visitaram-se umas às outras, cantando canções, e dando e recendo as iguarias, num momento de convívio muito agradável. À tarde, os pais foram convidados para se juntar à festa e provar as delícias partilhadas. Foi um dia bem passado!

 

 

IMG 20191031 WA0001