Primeira tertúlia do Clube de Leiturafolhas

Os alunos dos 3.º e 4.º anos deram início, neste ano letivo, a Clubes de Leitura realizados em parceria entre as duas turmas. Assim, foram escolhidos quatro livros e constituídos quatro grupos de leitura com meninos das duas turmas. Os alunos leram os livros de forma autónoma e, depois dessa leitura, organizámos uma tertúlia para falar das obras lidas.

Os grupos, com o apoio das professoras Leonor, Magda, Daniela e Elsa, prepararam a apresentação dos livros que tinham lido e, no dia 28 de janeiro, apresentaram a sua obra às duas turmas reunidas na mesma sala de aula.

A conversa sobre “A vida mágica da sementinha”, de Alves Redol, teve início com a apresentação do autor e na sua biografia. A seguir, os alunos fizeram um breve resumo da história e falaram nos acontecimentos de que mais gostaram: do rapto da sementinha, da parte em que esta sonhava ser algo que nunca poderia ser e do crescimento da semente a transformar-se numa espiga de trigo. Fizeram a ponte com as suas vidas, porque também eles crescem e têm sonhos. Afirmaram que não gostaram da parte em que a sementinha se sentia presa, porque eles também não gostam de se sentir presos, quando estão em casa ou doentes e magoados. Aconselharam a leitura do livro aos colegas, porque a história era interessante e tinha muitas palavras difíceis que constituíam um desafio.

O livro da “Matilda”, de Roald Dahl, suscitou grande entusiamo por ser muito divertido. Os seus leitores relataram a vida familiar da protagonista que, mesmo tendo um quotidiano muito difícil, era boa aluna, e contaram em pormenor as partes mais engraçadas do livro, quando a Matilda fazia partidas ao pai.

Para a apresentação de “Uma aventura em Lisboa”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, foi escolhida uma porta voz que tentou (e conseguiu!) entusiasmar os colegas dando pistas sobre o desenrolar da aventura, mas mantendo sempre o suspense. Conseguiu transmitir tal entusiasmo pela coleção “Uma aventura” que os colegas escolheram outro título da mesma coleção para o segundo Clube de Leitura.

“A história de um gato que ensinou uma gaivota a voar”, de Luís Sepúlveda, foi apresentada por diversos meninos do grupo. Houve alunos que elencaram as personagens, outros que contaram os episódios mais relevantes da história e, por fim, falaram sobre o que o enredo os tinha feito lembrar. Os meninos disseram que a história falava do medo que, por vezes, temos de não conseguir fazer alguma coisa e recordaram o momento em que tinham aprendido a andar de bicicleta sem rodinhas: na verdade, até já sabiam andar, mas quando se apercebiam de que já não estava ninguém a segurar no selim, de vez em quando caíam, porque tinham receio.

A Vida Magica da SementinhaMatilda1540 6

uma aventura

As professoras também falaram dos livros que gostavam de ler, da pena que às vezes temos de terminar um livro de que gostamos muito, da vontade de ler muito depressa para saber o final ou da impaciência que nos leva a não resistir a dar uma espreitadela às últimas páginas para saber o fim e, depois, poder ler com calma para saborear a leitura. Disseram, também, que ver um filme não é a mesma coisa do que ler um livro, porque os filmes são adaptações das histórias que não têm todos os pormenores, e também porque os livros permitem maior capacidade de imaginar as personagens, os lugares e os acontecimentos dentro da cabeça do leitor.