«Como nasce um painel?»

Como nasce um painel artístico no atelier de Expressão Plástica?

Começámos por pinturas de sopro com palhinhas, ainda no final do ano letivo passado. A Xana guarda muita coisa e este ano resolveu ir buscar essas pinturas. Recortámo-las para as colar num fundo que pintámos com salpicos de tinta, no terraço, logo no princípio deste ano. E foi assim que nasceu este painel que nos deu imenso prazer a fazer e a ver "crescer", em cada uma das suas fases, até ficar pronto.

 

 

 

20190918 111332 20190918 114524
20190918 114613 20190925 105952

 

Obras de arte (1.º ano)

Como podemos personalizar os nossos cadernos?

Rasgámos em pedacinhos pinturas antigas, que já ninguém queria aproveitar e fizemos colagens. Vejam lá se não ficaram tão bonitas as capas dos nossos cadernos? São autênticas obras de arte... O que vos parece?

 

 

 

 

 

 

 

20191003 084420         20191003 084432
   

 

 

 

"Texteis" (Sessão experimental)

Na 6.ª feira aconteceu uma sessão experimental da "Oficina de Téxteis" (Atividade de Extra Curricular). Muitos meninos entraram na sala para espreitar e até quiseram experimentar. O entusiasmo parecia o de uma festa. Uns fizeram bolsinhas, outros um pequenino quadro, num bastidor à sua medida. Que bom que é aprender a usar agulhas, tecidos, bastidores, tesouras e linhas e ver sair coisas das nossas mãos. Ou, como acontece na nossa Escola, quando se valoriza o trabalho das mãos, a par do trabalho intelectual.

 

 

20190927 170024

 20190927 171117  

20190927 171137

20190927 171919

"Fomos a Montachique ..."

"Fomos a Montachique, fazer um piquenique!" - e uma "churrascada". É já uma tradição no JIP.

Todos fomos ao piquenique, meninos, professores, educadores e auxiliares. Excepto o grupo dos 3 anos - ainda agora acabaram de chegar à escola.

Tivemos muita sorte com o tempo: nem choveu, nem fez muito calor. Esteve um dia mesmo bom.

Todos participaram nas equipas organizadas para a preparação do almoço/piquenique: a "lenha e churrasco", o "pôr as mesas", a "limonada", a "salada", a "salada de frutas", o "servir às mesas", o "fazer as bifanas", e, finalmente, a "limpeza". E muitas foram as novas experiências e as aprendizagens.

Todas as tarefas foram realizadas com muito empenho e entusiasmo.

Quando terminavam as suas tarefas, ou enquanto aguardavam pela sua, os meninos e as meninas aproveitaram para brincar, correr e explorar a natureza envolvente. Havia tanta coisa para fazer.

Todos almoçaram com muito apetite. Seguiu-se mais um tempo dedicado à brincadeira, à exploração e passeio.

Foi um dia diferente, mas muito bem passado, com muito entusiasmo e alegria.

 

20190920 105434 20190920 105522
20190920 105530 20190920 111734
20190920 111807 20190920 111931
   

 

A nova areia nos recreios

Temos também nova areia nos recreios. É branquinha,  macia e fininha. É uma areia especial para parques infantis. Há meninos que ainda se estão a habituar e dizem que esta areia escorrega mais do que a do ano passdo. Há pais muito contentes, por esta areia ser mais limpinha, dizem que já não precisam de pôr as roupas dos meninos todos os dias para lavar, que agora basta sacudirem a areia.

Querem ver as construções que conseguimos fazer se a areia estiver um bocadinho molhada?

   

 

 

 

 

 

20190925 105511 20190925 105532
   

20190925 105214

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tudo a postos: Bem-Vindos

Bem-vindos ao novo ano letivo de 2019/20, que tem início a 9 de setembro para todos os alunos do Jardim Infantil Pestalozzi, mas que já começou a 5 e 6 de setembro para os novos meninos de três anos que vão iniciar agora a sua caminhada “pestalozziana”, acompanhados pelas suas famílias, parceiras desta nossa jornada.

Estamos todos sintonizados – educadores, professores, auxiliares, direção e Fundação Lucinda Atalaya – para que este novo ano letivo decorra com tranquilidade e entusiasmo, proporcionando a todos os meninos aprendizagens significativas, trocas afetivas relevantes e experiências pedagógicas marcantes, que estimulem a vontade de aprender, a criatividade, a harmonia, o equilíbrio, o respeito mútuo, a alegria, o compromisso, a liberdade e a responsabilidade.