O projeto “Os contadores de histórias” surgiu de uma vontade de os alunos do 4.º ano contarem histórias e de os meninos mais pequenos ouvirem histórias. Os educadores indicaram livros dos quais as crianças gostam especialmente para que os alunos mais crescidos pudessem preparar as histórias para lhes contar. O desafio estava lançado: só faltava meter mãos à obra!

Os alunos do 4.º ano conheceram as histórias da preferência dos meninos mais novos para perceberem quantas crianças eram necessárias para animar cada um dos livros. Para distribuir as histórias pelos alunos, realizou-se um sorteio, após o qual os grupos começaram a trabalhar.

Os alunos leram a história e pensaram na sua animação. Marionetas, cenários e adereços começaram a ser imaginados e construídos a várias mãos, as palavras ganharam voz e os gestos foram ensaiados tantas e tantas vezes que os alunos, quase sem darem por isso, acabaram por decorar o enredo sem esforço.

As apresentações das histórias começaram nas salas do pré-escolar e abrangeram a turma do 1.º ano. Os alunos do 1.º ano assistiram à apresentação com muito entusiasmo e, no final, ficou um pedido no ar: “Podiam contar a história outra vez?”

O sucesso de “Os contadores de histórias” foi tal que se convidou os pais dos alunos do 4.º ano para ouvirem os filhos a contarem e a encantarem com as suas animações das histórias, que certamente contribuíram para a fruição da leitura e da partilha de histórias, para a autonomia e a criatividade, bem como para estreitar os laços entre os meninos mais crescidos e os mais pequenos da escola.

 

IMG 2356