Estamos a começar um novo ano letivo que se afigura desafiador. Tencionamos fazê-lo com o sentido de responsabilidade e a capacidade de organização que o momento exige e, simultaneamente, com a afetividade e a alegria, a criatividade e a inspiração, a tranquilidade e o discernimento, a sensibilidade e a sensatez, a cooperação e a capacidade de comunicação que este contexto convoca.

Neste momento de reabertura da atividade presencial para todas as meninas e meninos do JIP, importa salientar a essência do nosso projeto pedagógico, cientes que estamos de que ninguém – alunos, professores, auxiliares, pais e elementos da Direção e do Conselho de Administração – está no JIP por acaso.

Estar no JIP resulta de uma escolha esclarecida e de uma opção consequente que, nos tempos que atravessamos, se revela mais determinante do que nunca:

  • pelos valores humanistas que norteiam a nossa ação;
  • pelo respeito pelo desenvolvimento integral da criança e pela vivência da infância que promovemos, inserida num ambiente afetivo, securizante e respeitador da individualidade;
  • pelas vivências de cidadania democrática que potenciamos, alicerçadas na liberdade, na responsabilidade e na autonomia;
  • pela visão do mundo pluralista, reflexiva, compreensiva e criativa que defendemos;
  • pelas experiências de aprendizagem holísticas, artísticas e estimuladoras da curiosidade infantil que proporcionamos;
  • pela criação de condições educativas para que os nossos alunos se tornem pessoas bem formadas, solidárias, equilibradas, empáticas, resilientes e autoras do seu próprio pensamento;
  • e pelo envolvimento de toda a comunidade educativa na filosofia educativa em que acreditamos.

Conscientes destes valores e sem nunca os perder de vista, estamos preparados para dar resposta aos desafios deste ano letivo, tendo elencado soluções para questões que se apresentam como previsíveis, e estando confiantes de que conseguiremos encontrar os planos pedagógicos adequados para as situações que tivermos de enfrentar.

Tal como aconteceu no ano letivo passado, valorizamos a colaboração, inspiração e capacidade de trabalho de toda a equipa do JIP para delinear as metodologias de ensino adequadas aos contextos, concebidas à medida dos nossos alunos, considerando as suas especificidades, bem como as dinâmicas das respetivas famílias.