Quem nos Inspira
Pestalozzi
(1746-1827)
"Pestalozzi é genialmente surpreendente pela actualidade dos conceitos com que ele orienta a sua acção educativa, quer ao nivel cognitivo, quer ao nível social e moral." [Ler mais]
(1746-1827)
"Pestalozzi é genialmente surpreendente pela actualidade dos conceitos com que ele orienta a sua acção educativa, quer ao nivel cognitivo, quer ao nível social e moral." [Ler mais]
Lucinda Atalaya
(1929-2009)
Conhecer a Lucinda foi, para todos os que privaram com ela, um enriquecimento pessoal. Era compreensiva, amiga e muito exigente. Via para além do nosso olhar e tinha a palavra certa e precisa no momento oportuno. [Ler mais]
(1929-2009)
Conhecer a Lucinda foi, para todos os que privaram com ela, um enriquecimento pessoal. Era compreensiva, amiga e muito exigente. Via para além do nosso olhar e tinha a palavra certa e precisa no momento oportuno. [Ler mais]
Amélia Coelho
(1945-2005)
"A tudo imprimia o bom gosto e a poesia, "lançando[-se] na busca de uma ética impregnada pela estética de um viver quotidianamente construído (...) " [ler mais]
(1945-2005)
"A tudo imprimia o bom gosto e a poesia, "lançando[-se] na busca de uma ética impregnada pela estética de um viver quotidianamente construído (...) " [ler mais]
Rui Grácio
(1921-1991)
No Jardim Infantil Pestalozzi Rui Grácio foi um orientador da linha pedagógica da escola. Foi ele também que aqui teve um papel
fundamental na área da colaboração com os pais e sua formação. [ler mais]
(1921-1991)
No Jardim Infantil Pestalozzi Rui Grácio foi um orientador da linha pedagógica da escola. Foi ele também que aqui teve um papel
fundamental na área da colaboração com os pais e sua formação. [ler mais]
Maria Amália Borges
(1919-1971)
Maria Amália foi uma referência para a fundadora do Jardim Infantil Pestalozzi. Esta escola e o Centro Infantil Helen Keller, de que Maria Amália era diretora pedagógica, fizeram parte do primeiro núcleo de escolas Freinet. Testemunho desta ligação e partilha é a correspondência escolar entre as crianças das duas escolas. [ler mais]
(1919-1971)
Maria Amália foi uma referência para a fundadora do Jardim Infantil Pestalozzi. Esta escola e o Centro Infantil Helen Keller, de que Maria Amália era diretora pedagógica, fizeram parte do primeiro núcleo de escolas Freinet. Testemunho desta ligação e partilha é a correspondência escolar entre as crianças das duas escolas. [ler mais]
Agostinho Silva
(1906-1994)
De novo no seu pais de origem, devota-se principalmente à escrita, tendo também pertencido à direção do Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade Técnica de Lisboa e foi consultor do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICALP). É sobretudo deste tempo a sua colaboração com Lucinda Atalaya no Jardim Infantil Pestalozzi e no Centro de Formação Educacional Permanente (CEFEPE). [ler mais]
(1906-1994)
De novo no seu pais de origem, devota-se principalmente à escrita, tendo também pertencido à direção do Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade Técnica de Lisboa e foi consultor do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICALP). É sobretudo deste tempo a sua colaboração com Lucinda Atalaya no Jardim Infantil Pestalozzi e no Centro de Formação Educacional Permanente (CEFEPE). [ler mais]
João dos Santos
(1913-1987)
Como pedagogo inspirou e mobilizou técnicos e pais. Foi o seu saber e a sua arte de comunicar e de induzir entusiasmo e sonhos que levou Lucinda Atalaya a convidá-lo para a sua escola de pedagogia centrada na comunicação e nas aprendizagens significativas, para aí dialogar com os pais e com os educadores. [ler mais]
(1913-1987)
Como pedagogo inspirou e mobilizou técnicos e pais. Foi o seu saber e a sua arte de comunicar e de induzir entusiasmo e sonhos que levou Lucinda Atalaya a convidá-lo para a sua escola de pedagogia centrada na comunicação e nas aprendizagens significativas, para aí dialogar com os pais e com os educadores. [ler mais]