Quem nos Inspira

Pestalozzi 
(1746-1827)
pestalozzi
"Pestalozzi é genialmente surpreendente pela actualidade dos conceitos com que ele orienta a sua acção educativa, quer ao nivel cognitivo, quer ao nível social e moral." [Ler mais]
Lucinda Atalaya 
(1929-2009)
lucinda atalaya
Conhecer a Lucinda foi, para todos os que privaram com ela, um enriquecimento pessoal. Era compreensiva, amiga e muito exigente. Via para além do nosso olhar e tinha a palavra certa e precisa no momento oportuno. [Ler mais]
Amélia Coelho 
(1945-2005)
amélia catifarras
"A tudo imprimia o bom gosto e a poesia, "lançando[-se] na busca de uma ética impregnada pela estética de um viver quotidianamente construído (...) " [ler mais]
Rui Grácio 
(1921-1991)
rui gracio
No Jardim Infantil Pestalozzi Rui Grácio foi um orientador da linha pedagógica da escola. Foi ele também que aqui teve um papel
fundamental  na área da colaboração com os pais e sua formação. [ler mais]

 

Maria Amália Borges 
(1919-1971)
maria amalia borges
Maria Amália foi uma referência para a fundadora do Jardim Infantil Pestalozzi. Esta escola e o Centro Infantil Helen Keller, de que Maria Amália era diretora pedagógica, fizeram parte do primeiro núcleo de escolas Freinet. Testemunho desta ligação e partilha é a correspondência escolar entre as crianças  das duas escolas. [ler mais]
Agostinho Silva 
(1906-1994)
agostinho silva
De novo no seu pais de origem, devota-se principalmente à escrita, tendo também pertencido à direção do Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade Técnica de Lisboa e foi consultor do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICALP). É sobretudo deste tempo a sua colaboração com Lucinda Atalaya no Jardim Infantil Pestalozzi e no Centro de Formação Educacional Permanente (CEFEPE). [ler mais]
João dos Santos 
(1913-1987)
joao santos
Como pedagogo inspirou e mobilizou técnicos e pais. Foi o seu saber e a sua arte de comunicar e de induzir entusiasmo e sonhos que levou Lucinda Atalaya a convidá-lo para a sua escola de pedagogia centrada na comunicação e nas aprendizagens significativas, para aí dialogar com os pais e com os educadores. [ler mais]