Início do ano letivo

 

 

 

O ano letivo teve início com tranquilidade e boa disposição, no dia 9 de setembro, para as meninas e os meninos da Infantil e do 1.º Ciclo.

 

 

Foi com grande alegria que regressámos à nossa Escola, com a expetativa de termos um ano com maior normalidade, que nos permita fazer cada vez mais atividades.

Gincana de primavera

Comemorámos a chegada da primavera com uma gincana no recreio da nossa Casa Amarela.
Para as meninas e meninos do 1.º ciclo, foram criados desafios no recreio e no ginásio.

ler mais

Floresta de Natal

Os meninos e meninas dos 1.º e 2.º anos do Jardim Infantil Pestalozzi, desempenharam com fervor a árdua tarefa de "plantar" árvores de Natal.

E que bela floresta nasceu nesta paisagem gelada!

Clube de Leitura em Voz Alta

Decidi propor aos meninos a criação de um Clube de Leitura em Voz Alta, neste ano letivo, após uma formação realizada na Escola no verão passado. Este Clube ocorre na sala de aula, todas as quintas-feiras à tarde. Estas sessões têm como objetivo desenvolver as capacidades leitoras, mas não só! Pretendo que os meninos consigam pesquisar em casa, com a ajuda dos pais, textos de autor interessantes e que do ponto de vista literário permitam uma interpretação personalizada.

Ler mais

Painel primavera

Os alunos do 1.º ano realizaram um painel coletivo com a professora Alexandra Baudouin, no ateliê de Expressão Plástica.

Ler mais

Dia do Pestalozzi 2021

Festejamos hoje “ A Nossa Casinha Amarela”.

Por todas as salas, dos três anos ao quarto ano, em oficinas, homenageá­­­­­­mos Lucinda Atalaya e o seu legado, o Jardim Infantil Pestalozzi.

Vivemos hoje sessenta e seis anos de “Uma Escola para a responsabilidade e autonomia”, numa época, em que não poderiam ser mais atuais as palavras de Henri Pestalozzi:

“Para que uma criança venha a ser um Homem é necessário que possa fazer aquilo que a torna feliz.”

Ler mais

Amigo secreto dos livros

Entramos na escola, cada um no seu tempo, para começar um novo dia de escola. Brincamos, cantamos e conversamos, juntos, a pares ou em grupo. Subimos as escadas, cumprimentamos a D. Almerinda, já atarefada com os almoços, e subimos a escadaria até ao segundo andar.

Todas as manhãs são uma animação e um começo de dia em diálogo com os amigos.

Ler mais

Novo ano letivo

Estamos a começar um novo ano letivo que se afigura desafiador. Tencionamos fazê-lo com o sentido de responsabilidade e a capacidade de organização que o momento exige e, simultaneamente, com a afetividade e a alegria, a criatividade e a inspiração, a tranquilidade e o discernimento, a sensibilidade e a sensatez, a cooperação e a capacidade de comunicação que este contexto convoca.

Ler mais