Gincana em Montachique

 

Foi com grande alegria e espírito cooperativo que realizámos a Gincana do Pestalozzi, no passado dia dezoito de maio, desta feita no Parque Municipal do Cabeço de Montachique.

 

Miúdos e graúdos deram mãos e participaram em jogos tradicionais, num desafio em que todos saíram vencedores! As equipas eram constituídas por crianças dos três anos ao quarto ano, por professores e auxiliares, de modo a promover a entreajuda e a afetividade.

Ler mais

Dia do Pestalozzi 2022

Os aniversários do Pestalozzi e do Jardim Infantil Pestalozzi (JIP) são comemorados, todos os anos, com pompa e circunstância, no dia 12 de janeiro, data do nascimento do pedagogo que deu o nome à nossa Escola.

É um momento significativo da vida da Escola, em que se recorda o Pestalozzi, que preconizava o direito à educação por parte das crianças de todos os estratos sociais, e que condenou os castigos nas escolas, criando instituições nas quais, já há mais de dois séculos, não havia prémios nem castigos.

A nossa fundadora, Lucinda Atalaya, é sempre relembrada, evocando a fundação do JIP, em 1955, num tempo em que o lema “Liberdade com responsabilidade” desafiava os cânones vigentes.

Ler mais

Bifanada em Montachique

 

 

 

Para celebrar o regresso à Escola, com maior normalidade, decidimos retomar o nosso habitual convívio em Montachique, para as meninas e os meninos dos 4 anos ao 4.º ano, para promover momentos de convívio, de distensão e de fruição da natureza.

 

 

Ler mais

Dia do Pestalozzi 2021

Festejamos hoje “ A Nossa Casinha Amarela”.

Por todas as salas, dos três anos ao quarto ano, em oficinas, homenageá­­­­­­mos Lucinda Atalaya e o seu legado, o Jardim Infantil Pestalozzi.

Vivemos hoje sessenta e seis anos de “Uma Escola para a responsabilidade e autonomia”, numa época, em que não poderiam ser mais atuais as palavras de Henri Pestalozzi:

“Para que uma criança venha a ser um Homem é necessário que possa fazer aquilo que a torna feliz.”

Ler mais

Piquenicão

O dia em que seria suposto fazermos a Gincana − só para nos fazer pirraça − amanheceu soalheiro e, à hora do almoço, estava uma temperatura mesmo agradável.


Mas, na verdade, nem tudo esteve perdido. Com uma merenda tão apetitosa já preparada, as turmas do 1.º Ciclo reuniram-se no recreio da Escola para confraternizarem num “piquenicão”.

Read more

Comemoração do Natal

As meninas e os meninos do JIP foram ao teatro ver o espetáculo de poesia e teatro “A cor do Limão”, da Companhia Andante, com a atriz Cristina Paiva, poesia de Luiz de Camões, música de Joaquim Coelho e ilustrações de Mafalda Milhões. Todos gostaram muito!
O almoço de Natal, que contou com as iguarias oferecidas pelas nossas famílias, soube mesmo bem!

ler mais

Início do ano letivo

 

 

 

O ano letivo teve início com tranquilidade e boa disposição, no dia 9 de setembro, para as meninas e os meninos da Infantil e do 1.º Ciclo.

 

 

Foi com grande alegria que regressámos à nossa Escola, com a expetativa de termos um ano com maior normalidade, que nos permita fazer cada vez mais atividades.

Floresta de Natal

Os meninos e meninas dos 1.º e 2.º anos do Jardim Infantil Pestalozzi, desempenharam com fervor a árdua tarefa de "plantar" árvores de Natal.

E que bela floresta nasceu nesta paisagem gelada!

Festa da Primavera

 

No dia 21 de março, assinalámos a chegada da primavera e da renovação que esta promove na natureza, visível nas árvores do nosso recreio. Os meninos e as meninas do JIP comemoraram esta data e tiveram um dia em cheio. E nem os chuviscos os pararam! De manhã, os alunos do 1.º Ciclo assistiram a seis curta-metragens, dinamizadas pela MONSTRINHA.

Ler mais

Comemoração do Dia de São Martinho

No âmbito da comemoração do dia de São Martinho, a turma do 4.º ano enviou uma comunicação a todos os pais do jardim infantil Pestalozzi:

"Aos pais e mães dos meninos e meninas do Pestalozzi:

Estamos a enviar este e-mail porque, como já é tradição, comemoramos na nossa escola, no dia onze de novembro, o Dia de São Martinho.

Nesse dia, os meninos e meninas dos cinco anos apresentam o Teatro do São Martinho, fazemos uma fogueira e assamos castanhas. A Dona Almerinda também coloca ao lume castanhas com erva doce! Que cheirinho…

Ler mais

Painel primavera

Os alunos do 1.º ano realizaram um painel coletivo com a professora Alexandra Baudouin, no ateliê de Expressão Plástica.

Ler mais

Amigo secreto dos livros

Entramos na escola, cada um no seu tempo, para começar um novo dia de escola. Brincamos, cantamos e conversamos, juntos, a pares ou em grupo. Subimos as escadas, cumprimentamos a D. Almerinda, já atarefada com os almoços, e subimos a escadaria até ao segundo andar.

Todas as manhãs são uma animação e um começo de dia em diálogo com os amigos.

Ler mais

Carnaval no JIP

O desfile de Carnaval foi muito animado na Alameda da Universidade! Já tínhamos muitas saudades de estar todos juntos, crianças, professores, auxiliares e famílias. Por isso, não perdemos a oportunidade de, finalmente, partilharmos uma festividade, tal como era habitual. Contamos que seja a primeira de muitas, após o longo período que vivemos, para recuperar o tempo perdido!

Ler mais

Pão por Deus

Ritualização da passagem do tempo

As festividades cíclicas, baseadas nos ritmos da natureza e no património cultural ancestral, que ritualizam e regulam a passagem do tempo ao longo das estações do ano, são especialmente valorizadas na nossa Escola.

Neste tempo que atravessamos, mais do que nunca, estes rituais revestem-se de particular significado para conferir um ritmo organizador à sequência temporal, proporcionando às meninas e aos meninos um sentido de estabilidade, de permanência e de duração, que se contrapõe ao efémero, ao casuístico e ao instável.

LER MAIS

Gincana de primavera

Comemorámos a chegada da primavera com uma gincana no recreio da nossa Casa Amarela.
Para as meninas e meninos do 1.º ciclo, foram criados desafios no recreio e no ginásio.

ler mais

Clube de Leitura em Voz Alta

Decidi propor aos meninos a criação de um Clube de Leitura em Voz Alta, neste ano letivo, após uma formação realizada na Escola no verão passado. Este Clube ocorre na sala de aula, todas as quintas-feiras à tarde. Estas sessões têm como objetivo desenvolver as capacidades leitoras, mas não só! Pretendo que os meninos consigam pesquisar em casa, com a ajuda dos pais, textos de autor interessantes e que do ponto de vista literário permitam uma interpretação personalizada.

Ler mais