Meios de Ação Pedagógica

De entre os MEIOS DE AÇÃO PEDAGÓGICA destacamos:

1. Atividades de livre expressão, partindo da exploração de materiais e tendo em conta o domínio progressivo de diversos instrumentos.
2. Contacto com o meio físico e social, de modo a permitir uma aprendizagem com a vida real, e ainda como motivação para aquisição de instrumentos básicos do conhecimento.
3. Plano de trabalho, tendo em consideração os interesses e desenvolvimento global da criança: individual; coletivo: grupo-classe ou pequeno grupo, (Numa fase inicial o registo do trabalho deverá preceder o plano.)
4. Execução das tarefas planeadas, perante as quais foi assumido um compromisso.
5. Sequência nas aquisições de nível cognitivo, tendo em conta a evolução do grupo e das suas aprendizagens.
6. Consciencialização, por parte das crianças, de que aprendem por si próprias e umas com as outras.
7. Elaboração, pelas próprias crianças, das regras de convívio e de trabalho, sentida a sua necessidade.
8. Discussão de «problemas» que ocorrem no grupo e formulação de eventuais soluções.
9. Ausência de prémios e castigos, no sentido em que vulgarmente são usados.
10. Ausência de classificações, quer a nível de trabalhos quer a nível de comportamento, substituídas pela auto-avaliação e avaliação mútua.
11. Designação de responsáveis por determinadas tarefas.
12. Cooperação na organização da vida da própria instituição educativa e participação na resolução de questões que dizem respeito à comunidade.
13. Jornal de parede e assembleia de turma.

Outras atividades de caráter social a desenvolver:

1. Arrumação e embelezamento das salas e outros espaços comuns.
2. Pequena biblioteca
3. Corrrespondência e jornal escolar
4. Organização de ações cooperativas para fins determinados
5. Visitas e pesquisas
6. Festas
7. Relação escola-família.

Seguinte: METODOLOGIA