Princípios & Objetivos

"Uma escola para a independência e para a responsabilidade"

Consideramos essencialmente o Homem como um ser de relação, fortemente determinado pela sua vida afetiva.

Apraz-nos sobrelevar as suas caraterísticas de sujeito criador e com capacidade crítica. Tal como o direito à existência, esses direitos (de criação e crítica) são fundamentais e só no seu exercício o Homem se pode tornar verdadeiramente um ser responsável e independente perante os direitos e os deveres, ou seja, preservando a sua personalidade face a possíveis ímpetos massificadores ou alienantes de alguns sistemas.

A educação vai resultar da interacção indivíduo-ambiente.

Sabemos que numa sociedade em mudança como aquela em que vivemos, a simples transmissão de conhecimentos é insuficiente.

O Homem precisa de desenvolver plenamente a sua capacidade de iniciativa, de criação, de pesquisa, de solidariedade. Só assim ele poderá ser capaz de se adaptar, de intervir e também de transformar.

Uma ação educativa bem conseguida dará ao adulto: a possibilidade de se auto-realizar e simultaneamente de formar uma consciência social atuante.

No início dos anos '60 – face a uma Escola em que a passividade do aluno, associada à memorização ou à selecção das respostas desejadas ou esperadas pelo mestre era considerado modelo excelente – a síntese dos objetivos pedagógicos do Jardim-Infantil Pestalozzi era apresentada desta forma: «ESCOLA PARA A INDEPENDÊNCIA E PARA A RESPONSABILIDADE.»

Isto implicava fundamentalmente:
• respeito pelas caraterísticas individuais e pela expressão própria da criança;
• estímulo e apoio na progressiva descentração da criança em si mesma, tendente à compreensão do outro e reconhecimento e respeito dos direitos de todos;
• estímulo e apoio à iniciativa própria e ao desenvolvimento do sentido da responsabilidade pelos compromissos assumidos .

Esses princípios continuam presentes na nossa orientação pedagógica e, precisando mais explicitamente o nosso projeto pedagógico, caraterizamo-lo como um projeto assente:
• numa pedagogia centrada na comunicação;
• na organização de aprendizagens significativas.

Pedagogia centrada na comunicação

Pressupõe:

• relacionação afetiva positiva entre os membros do grupo-classe (professor e alunos) ou seja, decorrente do respeito por todas as crianças na sua individualidade;
• estimulo à comunicação e interação entre o professor, as crianças e as famílias, numa perspetiva de valorização das experiências e das formas de expressão;
• estímulo ao processo de socialização da criança no seu desenvolvimento afetivo, moral e social, posicionando-a como ser progressivamente autónomo, respeitador dos sentimentos e dos direitos dos outros, capaz de entender os diferentes pontos de vista, bem como afirmar as suas próprias convicções;
• o desenvolvimento de capacidades e o domínio de instrumentos que vão permitir à criança passar da ação, do real, do concreto, à atividade simbólica, ascendendo a formas de comunicação cada vez mais elaboradas, possibilitando-lhe um melhor conhecimento e compreensão do homem e do mundo em que vive.

Aprendizagens significativas consideram-se aquelas que:

• partem da ação e das experiências pessoais da criança;
• têm em conta os interesses da criança e do seu grupo;
• se desenvolvem no quadro de projetos definidos e reconhecidos pelo grupo professor-alunos, como respondendo às suas necessidades e interesses.

Os objetivos da ação pedagógica a desenvolver são os seguintes:

• que a criança mantenha e desenvolva o gosto pela descoberta;
• que a criança desenvolva a sua capacidade de cooperação;
• que pelo exercício da criatividade e do conhecimento objetivo das realidades, a criança se torne um ser criador, autónomo, responsável e, porventura, transformador.

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