Dia do Pestalozzi (12/01/2019)
O Dia do Pestalozzi é sempre um pretexto para saber quem foi a figura escolhida para patrono da nossa Escola e para evocar Lucinda Atalaya, a fundadora do Jardim Infantil Pestalozzi.
Neste ano, esta comemoração, que decorreu no dia 11 de janeiro, teve início com uma improvisação musical que contou com a colaboração de “Pais Musicais” e a organização dos professores Nuno Ribeiro e Sérgio Pinhão. Guitarras, violino, contrabaixo, piano, percussão, ukelele e coro deram voz às canções Loja do Mestre André (popular), Yellow Submarine (Beatles) e Casinha Amarela (um original de Nanan, Casa da Floresta, adaptado pelo professor Nuno Ribeiro com ideias da sua turma). As crianças formaram um grande e animado coro que culminou entusiasticamente com a participação de todos na interpretação da terceira canção, que representa o Hino da Escola.
A reinterpretação do livro escrito por Lucinda Atalaya «Ler, ouvir e cantar» serviu de mote para as atuações da maior parte dos grupos de alunos: os 1.º e 3.º anos juntaram-se para apresentar os poemas "D. Bolacha" e "Amor e Amora"; o grupo dos 5 anos protagonizou "O gato e o cato"; e o 4.º ano recreou jograis a partir dos poemas do livro. Quanto ao 2.º ano, elaborou uma poesia, que deu a conhecer nesse dia.
Da parte da tarde, as crianças visionaram o filme Dia do Pestalozzi 2014, realizado pelo educador Fernando Afonso, que aborda a história da Escola, reflete os ideais pedagógicos e apresenta as figuras que estiveram associadas ao desenvolvimento deste projeto. A festa culminou com os parabéns ao Pestalozzi e a partilha de bolos comemorativos deste evento.
Ao longo deste dia, sucederam-se momentos significativos de convívio, alegria, partilha e emoção, relevantes para evocar o passado, viver o presente e reforçar a identidade essencial para projetar o futuro, numa ponte sólida, criativa e reflexiva que vai do ontem para o amanhã.