Formação: modelo Reggio Emilia

Os processos de aprendizagem estética e o modelo pedagógico de Reggio Emilia, em Itália, juntaram a equipa de professores do Jardim Infantil Pestalozzi (JIP) no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), nos dias 9 e 10 de abril.

Todos os professores do JIP - desde os educadores aos professores do 1.º ciclo, passando pela direção e pelos professores de expressões – responderam ao desafio de participarem num seminário e workshop baseado na pedagogia de Reggio Emilia, ministrado pelo Professor Mats Andersson, da Suécia.

O mote era integrar experiências inseridas no modelo pedagógico Reggio Emilia, mobilizadoras e inspiradoras, que despertassem os conceitos do que uma criança é e pode ser, na perspetiva deste modelo de trabalho desenvolvido em Itália.

Escutar, ver, discutir e trabalhar com pensamentos, ideias e materiais foram os pontos de partida para conhecerem uma pedagogia com pontos comuns com a filosofia e a prática pedagógica do JIP. 

Os momentos de discussão serviram de pretexto para que a equipa pudesse discutir os pontos centrais daquilo que tinha acabado de ser apresentado e para estabelecer pontes com a realidade das suas salas de aula, tendo também a oportunidade para trocar ideias e experiências com os colegas de outras escolas.

Tesouros naturais como galhos e paus, grandes ou pequenos, folhas, conchas e pedras, recolhidos no campo, jardim, parque, floresta ou praia foram os materiais colecionados para participar no exercício prático, realizado ao ar livre, que juntou os docentes de todas as escolas, divididos em pequenos grupos, em torno de um objetivo comum: interpretar o conceito definido e construí-lo com os materiais coletados.

Foi uma formação muito interessante com um professor de artes sueco, a partilhar a sua forma de trabalhar e de pensar o desenvolvimento da Estética, inspirada numa filosofia pedagógica italiana.

 

20190410 153838

20190410 155056 20190410 155107
 20190410 160226  20190410 154933  20190410 154236
 20190410 154006  20190410 153932 20190410 155134
20190410 155206  20190410 155330  20190410 160023