Recomeçaram as Oficinas!

As Oficinas, que se realizam uma tarde por semana, às terças-feiras, são uma das atividades preferidas das crianças do 1.º ciclo do Jardim Infantil Pestalozzi. Nessa tarde, que é uma tarde com uma dinâmica especial, os alunos inscrevem-se, de forma rotativa, para participarem em oficinas monitorizadas pelos diferentes professores.

Neste ano letivo, foi dada continuidade a oficinas já realizadas em anos anteriores:

  • Filosofia: Professora Leonor Braga;
  • Hora do Conto: Professora Elsa de Barros;
  • Expressão Plástica – Professora Alexandra Baudouin;
  • Construções – Professora Cristina Freire;
  • Modelagem – Professor David Louro.

Foram, também, introduzidas duas novas oficinas:

  • Histórias Animadas: Professora Magda Fernandes;
  • Jogos: Professora Joana Peixoto.

Estas oficinas decorrem nos diversos espaços da escola e englobam alunos dos diferentes anos de escolaridade do 1.º ciclo, permitindo reforçar o trabalho cooperativo e promover a solidariedade entre crianças de diferentes idades. Apenas a oficina de Expressão Plástica é destinada a alunos dos 3.º e 4.º anos, porque os anos iniciais têm essa oferta no currículo semanal.

Nas oficinas, os alunos têm oportunidade de ter experiências de fruição e de aprendizagem diversificadas, bem como de trabalhar de forma mais próxima com os restantes professores da escola. Os professores, por sua vez, também têm a possibilidade de estreitar laços com todos os alunos, reforçando o sentido de pertença de todos a um projeto comum, que é a nossa escola.

Existem oficinas de cariz artístico, nas quais a fruição de experiências estéticas é essencial, cruzando diferentes componentes dos currículos das diferentes expressões artísticas. Nestas oficinas, é valorizada a livre expressão e a criatividade, a experimentação e a descoberta, a estimulação dos sentidos e a sociabilização.

Noutras oficinas, os desafios implicam a mobilização do saber de diversas áreas disciplinares, de forma integrada, abrangente, reflexiva e interdisciplinar, de modo a construir novos conhecimentos, que mobilizam diferentes áreas do saber.