Assembleia Geral de Escola

A Assembleia Geral de Escola, que decorreu no dia 29 de novembro, juntou as meninas e meninos dos 3 anos ao 4.º ano, os professores e as auxiliares, no ginásio da nossa Escola, para discutir os assuntos do interesse de todos, particularmente aqueles que dizem respeito à partilha dos espaços comuns.

Quanto aos recreios partilhados, sugeridos pelas crianças, o balanço é muito positivo, mas há sempre a possibilidade de melhorar. O curioso é que as meninas e os meninos parecem preferir o espaço do 1.º Ciclo, ficando o lado da Infantil com uma menor ocupação.

Depois de debatido o assunto, chegou-se à conclusão de que o mais relevante é ter o bom senso necessário para equilibrar o número de crianças que circulam entre os dois recreios, sendo dada a sugestão de diversificar as brincadeiras e a utilização de equipamentos, como os baloiços e os ferros, para promover uma maior mobilidade.

Quanto à casa de banho do recreio, referiu-se a importância de os alunos respeitarem a privacidade dos colegas e de manterem a limpeza, regularmente garantida pelas auxiliares, ao longo do dia.

As crianças que lancham do I.T.A.U. solicitaram que, um dia por semana, o pão tivesse mel, doce ou nutella, o que ficou de ser falado com a empresa fornecedora.

Quanto a propostas para discutir em assembleias futuras, ficaram de ser aprofundados os seguintes assuntos: a possibilidade de ter um animal doméstico na Escola, e de pintar umas linhas vermelhas no chão do recreio para motivar novas brincadeiras, como por exemplo, fazer de comboio fantasma.