Dia do Pestalozzi
O dia 12 de janeiro é um dia muito importante na nossa Escola, porque é o Dia do Pestalozzi. Neste dia, são comemorados os aniversários do Pestalozzi e do Jardim Infantil Pestalozzi (JIP), que fizeram, respetivamente, 278 anos e 69 anos.
É um momento significativo da vida da Escola, em que se recorda o Pestalozzi, que preconizava o direito à educação por parte das crianças de todos os estratos sociais, e que condenou os castigos nas escolas, criando instituições nas quais, já há mais de dois séculos, não havia prémios nem castigos.
A nossa fundadora, Lucinda Atalaya, é sempre relembrada, evocando a fundação do JIP, em 1955, num tempo em que o lema da independência com responsabilidade desafiava os cânones vigentes. A coordenadora da Infantil, Amélia Coelho, também é recordada, pela sua sensibilidade, atenção plena e visão pedagógica.
Esta evocação é materializada através de trabalhos de expressão plástica e expressão escrita, nos quais as crianças representaram a Escola e os aniversariantes. Os alunos mais velhos escreveram, de forma profundamente sentida e poética, sobre o que a caminhada no Pestalozzi representa para cada um deles.
Da parte da tarde, a equipa docente fez uma surpresa às meninas e meninos, apresentando a canção “Asas delta”, dos Clã. Acabámos todos a cantar e a dançar como se tivéssemos asas nos pés. E – aqui que ninguém nos ouve − não é que temos mesmo?!
A seguir, cantámos os parabéns ao Pestalozzi e saboreámos os bolos feitos pela D. Almerinda e decorados pelas turmas, bem como o salame feito pelo grupo dos 4 anos, o bolo vegan elaborado pela turma do 2.º ano e as panquecas com fruta confecionadas pela turma do 4.º ano.
Foi mesmo um dia em cheio!