Natal no jardim Infantil Pestalozzi

Desde o início de dezembro, o Pestalozzi parecia uma autêntica fábrica, na qual os duendes trabalhavam incansavelmente para que tudo estivesse pronto a tempo e horas para a chegada do Natal.

Pinturas e colagens, modelagem e recortes, cartas para o Pai Natal e presentes, ensaios para o teatro e construção de adereços, canções alusivas à época e filmagens – foi um não parar de atividades, sempre com grande animação, entusiasmo e sentido de grupo.

Nos dias 16 e 17 de dezembro, os alunos do 1.º Ciclo foram à Cinemateca Júnior ver o filme “O Circo”, de Charlie Chaplin, com música ao vivo tocada ao piano. Neste filme, o nosso conhecido vagabundo, Charlot, foi trabalhar no circo por acaso e transformou-se rapidamente na estrela da companhia, passando por uma série de peripécias no decorrer do enredo.

As crianças da Infantil irão assistir a um espetáculo de teatro, logo no início de janeiro, chamado “Afinal… o gato?”, da companhia Andante, que já nos apresentou um belo espetáculo no Natal passado.

Neste ano, como não nos pudemos juntar todos no ginásio para assistir ao espetáculo das meninas e meninos da Escola, tivemos uma nova ideia para podermos continuar a partilhar este momento tão significativo: cada grupo filmou o seu contributo e montamos um espetáculo com as apresentações das turmas da Infantil e do 1.º Ciclo. No dia 18 de dezembro, as turmas foram, uma a uma, ao ginásio assistir à projeção do filme que integra o Espetáculo de Natal de cada turma. No fim, fizemos uma descoberta: o filme está mesmo maravilhoso!

E sabem o que aconteceu no final do filme? Acreditem ou não, o Pai Natal viajou pelos céus montado nas suas renas e deixou prendas para todos os grupos junto à árvore de Natal. E até escreveu uma carta para cada turma! As meninas e meninos levaram os presentes para desembrulharem nas suas salas e divertiram-se muito a brincar com as ofertas do Pai Natal.

O almoço e lanche de Natal foram organizados por turmas, nas respetivas salas de aula, com grandes mesas festivas, bem compostas e decoradas, com iguarias muito apetitosas, tanto salgadas como doces.

Também neste ano, apesar das contingências, comemorámos o Natal com os festejos que já fazem parte da tradição da nossa escola, com as necessárias adaptações, mas sem perder a magia, a alegria, a festividade e o sentido de pertença tão especiais desta época.

Só nos fez falta a habitual visita das nossas famílias, para partilhar o lanche de Natal e um caloroso convívio, tão significativo e próximo… mas não perderemos pela demora. Está prometido!