Dia do Pestalozzi
Os aniversários do Pestalozzi e do Jardim Infantil Pestalozzi (J.I.P.) são comemorados, todos os anos, no dia 12 de janeiro, data do nascimento do pedagogo que deu o nome à nossa Escola. E sabem quantos anos faria o Pestalozzi? Nada mais nada menos do que 277 anos!
É um momento significativo da vida da Escola, em que se recorda o pedagogo Johan Heinrich Pestalozzi, que preconizava o direito à educação por parte das crianças de todos os estratos sociais, e que condenou os castigos nas escolas, criando instituições nas quais, já há mais de dois séculos, não havia prémios nem castigos. Pestalozzi defendia a aprendizagem significativa e contacto com a natureza, partindo pelos campos com os seus alunos em busca de novas motivações para a aprendizagem.
É fácil de perceber o motivo pelo qual a nossa fundadora, Lucinda Atalaya, se reviu nos ideais pedagógicos do Pestalozzi, escolhendo o nome deste pedagogo para a Escola que fundou em 1955, num tempo em que as metodologias preconizadas no J.I.P. desafiavam os cânones vigentes, continuando, ainda hoje, a ser inovadoras.
Lucinda Atalaya é sempre relembrada, bem como a coordenadora da Infantil, Amélia Coelho, a par com professores, auxiliares e alunos que estiveram no J.I.P., contribuindo para criar os laços de pertença que fazem desta comunidade educativa algo de tão especial.
As vozes das nossas crianças juntaram-se, no ginásio da Escola, para darem vida aos poemas do livro da Lucinda “Ler, ouvir e cantar”, num dia em que também contámos com a presença de uma professora que teve uma longa carreira no J.I.P., Filomena Ladeira.
A festa culminou com o cantar dos parabéns ao Pestalozzi, comemorado com panquecas, pizas doces e saborosos bolos com as formas das letras da palavra Pestalozzi, enfeitados pelas meninas e pelos meninos de todas as turmas.
Foi um dia em cheio!