Lenda do piquenique das estátuas

Contaram-nos que o jardim do Campo Grande tem uma lenda muito lendária. Estávamos sentados de olhos fechados quando a Xana nos contou…

 

As estátuas, à noite, levantam-se e vão fazer um piquenique. Mas não é num dia qualquer, é numa data muito especial: o dia de aniversário do Senhor Maminhas (que não tem mesmo maminhas, são sacos para transportar a água).

A hora está marcada todos os anos, assim que o jardim deixa de ter pessoas e começa a anoitecer, as estátuas saem dos seus locais e vão-se juntar à volta de uma toalha de piquenique.

Durante o jantar, conversam sobre as coisas que veem no jardim: as crianças a brincar no parque, pessoas a passear os cães, a beber e a comer no café, a passear com a família, a correr, a conversar, a jogar futebol, sentadas a ver os patos no lago e debaixo das árvores ou mesmo a fazer piqueniques como eles.

Mas conversar tanto deixa-os de barriga vazia, então decidem comer um bocadinho das delicias que trouxeram. Enquanto dão uma trinca no hambúrguer e no frango, ouvem-se vozes a rir e a cochichar.

Acabam de barriga cheia, mas a noite ainda não acabou. Decidem jogar com as cartas gigantes (para as estátuas conseguirem segurar). O Senhor Maminhas adora! E como é o aniversário dele, fazem-lhe a vontade. Também vão dançar e cantar alegremente.

Acabam a noite cansados, mas não sem antes cantar os parabéns. A estátua do Senhor Pequenino lembra-se do bolo que fez para o Senhor Maminhas. Vai buscá-lo, acende as velas e cantam.

Quando terminam de comer o bolo, arrumam tudo, voltam para os seus lugares e despedem-se, antes que fique de manhã. Até para o ano!

Meninos e meninas do 2.º ano