Arte e Matemática
“Cinco artistas plásticos portugueses que não podem perder” é o mote para desenvolver o Projeto Multiplic’Arte com a turma do 3.º ano.
No âmbito desta metodologia de caráter transdisciplinar, com forte pendor de Educação Artística, promovemos a articulação com uma área do conhecimento com a qual é menos frequente estabelecer ligação, como a Matemática, nomeadamente com os conteúdos da geometria e das medidas.
Assim, estamos a trabalhar cinco artistas portugueses cuja obra constitui um bom ponto de partida para estabelecer esta articulação: José de Almada Negreiros, Nadir Afonso, Maria Keil, Maria Helena Vieira da Silva e Manuel Cargaleiro.
O estudo destes artistas potencia a ligação ao espaço da cidade, de modo a procurar e a apreciar, com olhos de ver, as obras patentes em inúmeros espaços públicos.
Foi lançado às meninas e aos meninos o repto de se transformarem em autênticos investigadores, para partirem em busca das obras dos referidos artistas, na companhia dos seus pais. Neste âmbito, a escola também realizará visitas de estudo a diversos espaços.
De acordo com as suas motivações, as crianças dividiram-se em grupos de trabalho, para realizarem trabalhos de investigação, acerca da biografia e da obra destes artistas.
-1, 2, 3... Partida!