Assembleia Geral de Escola para discutir as regras do recreio
Os alunos do JIP, desde os meninos dos três anos aos do 4.º ano, os professores e as funcionárias reuniram-se para discutirem um assunto que diz respeito a todos: as regras do recreio da escola.
A Assembleia Geral de Escola para discutir e melhorar as regras do recreio realizou-se nos dias 12 e 18 de outubro de 2018. Colocaram-se cadeiras e bancos no ginásio para os alunos se sentarem: os mais crescidos atrás e os mais pequenos à frente. A presidir à mesa da Assembleia, estavam duas alunas do 4.º ano, a Margarida e a Matilde, um educador, o Fernando Afonso, um professor, o David Louro, e uma funcionária, a Sónia Campos.
A professora Margarida Belchior imprimiu as anteriores regras do recreio, em letra grande, e afixou os cartazes na parede do ginásio, para que as alunas do 4.º ano lessem cada uma das regras em vigor. Foram-se lendo e discutindo, percebia-se se havia concordância, ou se havia algumas regras que tinham de ser mais discutidas para serem melhoradas.
À medida que se debatiam e aperfeiçoavam as regras, a professora Margarida ia registando as alterações, com marcadores grossos, nos cartazes afixados. A discussão foi tão participada que, no primeiro dia agendado, não houve tempo para falar sobre todas as regras e a Assembleia teve de continuar na semana seguinte.
As regras mais discutidas para serem melhoradas foram as seguintes:
Regra antiga |
Questão |
Proposta |
Nova Regra |
Quando o baloiço está ocupado, devemos contar até 100 em voz alta para quem está há mais tempo. |
- Colocada por uma criança mais nova: “Então e quem ainda não sabe contar até 100?”. - Colocada por outro aluno: “Há colegas que, assim que saem do baloiço, começam logo a contar e não dão tempo para os outros andarem”. |
Respondida por uma criança mais velha: “Pode contar 10 vezes até 10”. - Respondida por outro colega: “Dar duas voltas ao recreio, antes de começar a contar”. |
- Quando o baloiço está ocupado, devemos contar até 100 (ou 10 vezes até 10) em voz alta para quem está há mais tempo. - Dar duas voltas ao recreio, antes de começar a contar para andar de baloiço outra vez. |
Passar com distância de segurança dos baloiços. |
Falou-se no perigo de passar perto do baloiço quando um colega está a andar. |
Propôs-se pintar uma maraca amarela à volta do baloiço, à semelhança do que acontece na infantil. |
- Respeitar a marca amarela de segurança do baloiço. |
Falou-se nos riscos de andar no escorrega de cabeça para baixo. |
Propôs-se andar sempre de cabeça para cima. |
- Andar no escorrega sentado ou deitado, mas sempre de cabeça para cima. |
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Pedir autorização para usar os materiais do recreio. |
Questão levantada: “E quando os materiais não estão a ser utilizados por ninguém?” |
Deve especificar-se melhor a regra. |
- Pedir autorização para usar os materiais do recreio, quando estão a ser usados por outros meninos. |
Cada menino pode brincar com um pneu. Caso se juntem mais meninos, o limite é de três pneus. |
A questão colocada teve a ver com os momentos em que não há mais meninos a quererem brincar com pneus. |
Quando não há mais meninos a quererem brincar, pode brincar-se com mais pneus. No entanto, se for para fazer torres, não se pode fazer com mais de três pneus porque pode ser perigoso. A auxiliar Isabel explicou porquê. |
- Cada menino pode brincar com um pneu, quando não há mais meninos a quererem brincar. - As torres de pneus têm um limite de três pneus. |
Respeitar o dia de futebol de cada turma. Nos intervalos joga-se primeiro basquete e de pois futebol. Podem acordar entre todos jogar ao mata. |
Abordou-se a hipótese de cada turma poder decidir os jogos que queria jogar no seu dia. Falou-se nas turmas em que havia mais rapazes, que queriam sempre jogar futebol, pelo que não poderia ser sempre utilizado o critério da maioria. Teria de haver consensos. |
Cada turma vai decidir como gerir esta situação, podendo haver uma regra específica de acordo com essa opção. |
- Respeitar o dia de utilização do campo de jogos de cada turma. - Cada turma combina quais os jogos que vai fazer no seu dia. |
Passar pelo campo de jogos sem interromper. |
Havia alunos que achavam que não se devia interromper os jogos, mas a passagem para a casa-de-banho faz-se pelo campo de jogos. |
Tem de se respeitar quem está a jogar, mas também de ter em atenção quem está a passar. |
- Passar pelo campo de jogos com muito cuidado e sem interromper. - Quem está a jogar tem de ter em atenção quem vai a passar. |
No final da Assembleia Geral de Escola, falou-se na importância de haver momentos de discussão conjunta de temas do interesse comum e ficou combinado fazerem-se mais assembleias ao longo do ano, pelo menos uma por período.