Geometria em movimento

As indicações para construir uma figura geométrica com quatro lados iguais que não seja um quadrado não foram dadas na sala de aula, nem tão pouco o desafio consistiu em desenhar a figura solicitada no caderno de Matemática, com lápis e borracha.

As meninas e os meninos do 2.º ano foram para o recreio da Escola, acompanhados pela sua professora titular e pelo professor de apoio pedagógico, munidos de duas grandes cordas.

Com a turma dividida em dois grandes grupos, o desafio consistia em darem resposta às solicitações dos professores, usando a corda para fazer de arestas e os alunos para ocupar o lugar dos vértices.

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Uma escola livre

Havia uma escola livre num local muito importante. É certo que todos os locais são importantes para quem lá vive mas, este é ainda mais importante, porque tem o Pestalozzi.

O Pestalozzi é uma escola boa, porque podemos dizer o que queremos e partilhar os nossos sentimentos no Jornal de Parede. 

Bem… somos livres mas, esperem… também temos regras acordadas por nós. 

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Oficinas Pestalozzi

As Oficinas Pestalozzi destinam-se a grupos heterogéneos de alunos do 1.º Ciclo, constituídos, de forma rotativa, por meninas e meninos de todas as turmas.

A decorrer todas as quartas-feiras, da parte da tarde, estas Oficinas funcionam como um intervalo de tempo que abre um parêntesis criativo na rotina semanal, oferecendo momentos de fruição e distensão, que apelam à imaginação, à sensibilidade, à contemplação e à interação.

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Arte e Matemática

“Cinco artistas plásticos portugueses que não podem perder” é o mote para desenvolver o Projeto Multiplic’Arte com a turma do 3.º ano.

No âmbito desta metodologia de caráter transdisciplinar, com forte pendor de Educação Artística, promovemos a articulação com uma área do conhecimento com a qual é menos frequente estabelecer ligação, como a Matemática, nomeadamente com os conteúdos da geometria e das medidas.

Assim, estamos a trabalhar cinco artistas portugueses cuja obra constitui um bom ponto de partida para estabelecer esta articulação: José de Almada Negreiros, Nadir Afonso, Maria Keil, Maria Helena Vieira da Silva e Manuel Cargaleiro.

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A chegada da primavera

O primo vere, o "primeiro verão", o Dia Mundial da Árvore e da Poesia, ou seja, o dia 21 de março é comemorado, com grande alegria, pelos meninos e pelas meninas do Jardim Infantil Pestalozzi.

Um dia de tamanha importância e festividade mereceu atividades contemplativas diversas: caminhada pelas ruas de Lisboa; brincadeiras no Parque José Gomes Ferreira; “Conta-me uma História”, na Casa das Histórias Paula Rego; e canções, pelo coro do Jardim Infantil Pestalozzi, no recreio.

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Exposição do Multiplic'Arte

Começámos, em setembro, a nossa caminhada no Multiplic'Arte.

De início, não sabíamos bem onde os nossos passos nos levariam e, muitas vezes, tivemos necessidade de mudar de rumo, voltar atrás...

Conhecemos vidas inspiradoras, como as de Lourdes Castro, Yoko Ono, Nelson Mandela, Leonardo Da Vinci, Charles Darwin e Paula Rego, que nos motivaram a não desistir e a, também nós, deixarmos uma pegada no mundo.

Questionámo-nos, investigámos, demos resposta a algumas dúvidas que tínhamos e outras surgiram.

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Regresso à Casa Amarela

A nossa Casa Amarela reabriu, na segunda-feira, dia 15 de março, para retomar a atividade letiva presencial com as nossas meninas e meninos.

O reencontro foi uma grande alegria. Estávamos todos com muitas saudades.

Estamos comprometidos para que tudo corra o melhor possível neste regresso. Como sempre, vamos nortear-nos pelo sentido de responsabilidade que a situação convoca, mas também com sensatez, com criatividade, com respeito pelas crianças e o tempo da infância, para que, neste contexto, concretizemos o nosso projeto pedagógico em segurança.

 

Lenda do piquenique das estátuas

Contaram-nos que o jardim do Campo Grande tem uma lenda muito lendária. Estávamos sentados de olhos fechados quando a Xana nos contou…

 

As estátuas, à noite, levantam-se e vão fazer um piquenique. Mas não é num dia qualquer, é numa data muito especial: o dia de aniversário do Senhor Maminhas (que não tem mesmo maminhas, são sacos para transportar a água).

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Ritualização do Carnaval

Na nossa comemoração do Carnaval não podiam faltar os mascarados nem o desfile pela Alameda da Universidade, acompanhado a par e passo pelas nossas famílias. Essa dimensão da alegria e do divertimento é, sem dúvida, muito importante para as crianças destas idades. Mas a nossa comemoração do Carnaval não fica por aqui. Há mais, muito mais, de acordo com uma ritualização fortemente investida por toda a Escola.

A nossa comemoração do Carnaval inclui outros rituais que decorrem da parte da tarde e envolvem todas as turmas da Escola. A azáfama começa antes do Carnaval, com o convite aos pais da Infantil para colaborarem na construção das máscaras com os seus filhos, e com o envolvimento das crianças na invenção dos cabeçudos, elaborados com materiais de desperdício.

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Comemoração do 25 de abril

A comemoração do 25 de Abril realizou-se no dia 26 de abril, terça-feira, com atividades que envolveram todas as meninas e meninos do Pestalozzi, dos 3 anos ao 4.º ano, bem como todos os docentes e auxiliares.

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Batalha Naval de Polígonos

Estamos a aprender o que são coordenadas e para que servem.

A Joana disse-nos que as coordenadas geográficas são pontos imaginários na superfície do globo terrestre. O ponto onde se cruzam as linhas imaginárias permite localizar com precisão qualquer local na superfície do globo terrestre.

Experimentámos este método de localização através do Jogo da Batalha Naval dos Polígonos. Cada “comandante” do seu exército de polígonos escondeu as suas figuras geométricas e chegámos à conclusão, que este jogo exige: conhecimento, precisão e estratégia! Foi muito divertido.

3.º ano do 1.º ciclo

Aprendizagem no recreio

Quem disse que as crianças têm de aprender sempre sentadas e quietas dentro da sua sala de aula? Na nossa Escola, não tem de ser necessariamente assim! Foi precisamente o que aconteceu com a turma do 1.º ano.

No início do ano letivo, o recreio foi o lugar escolhido para a aprendizagem da lateralidade. As cadeiras saíram da sala de aula e, consoante as diretrizes do professor, as crianças posicionavam-se à esquerda ou à direita da cadeira, à frente ou atrás.

E, depois, no meio de gargalhadas, tudo se complicava: era altura de levantar o braço direito, a perna esquerda, o braço esquerdo, a perna direita… Mas, mesmo quando nos enganamos, na nossa Escola ninguém “perde”. Quem se enganou passa a dar as indicações aos colegas, verificando se estão a fazer o movimento adequado.

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Dia do Pestalozzi

Os aniversários do Pestalozzi e do Jardim Infantil Pestalozzi (J.I.P.) são comemorados, todos os anos, no dia 12 de janeiro, data do nascimento do pedagogo que deu o nome à nossa Escola. E sabem quantos anos faria o Pestalozzi? Nada mais nada menos do que 277 anos!

É um momento significativo da vida da Escola, em que se recorda o pedagogo Johan Heinrich Pestalozzi, que preconizava o direito à educação por parte das crianças de todos os estratos sociais, e que condenou os castigos nas escolas, criando instituições nas quais, já há mais de dois séculos, não havia prémios nem castigos. Pestalozzi defendia a aprendizagem significativa e contacto com a natureza, partindo pelos campos com os seus alunos em busca de novas motivações para a aprendizagem.

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Novo projeto “Multiplic’Arte"

 

 

O novo projeto “Multiplic’Arte”, destinado aos grupos dos 5 anos, 3.º e 4.º anos, iniciado neste ano letivo, é desenvolvido em estreita articulação com os docentes titulares na modalidade de par pedagógico, com a permanência de dois professores em sala de aula em determinados momentos da semana.

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Natal no jardim Infantil Pestalozzi

Desde o início de dezembro, o Pestalozzi parecia uma autêntica fábrica, na qual os duendes trabalhavam incansavelmente para que tudo estivesse pronto a tempo e horas para a chegada do Natal.

Pinturas e colagens, modelagem e recortes, cartas para o Pai Natal e presentes, ensaios para o teatro e construção de adereços, canções alusivas à época e filmagens – foi um não parar de atividades, sempre com grande animação, entusiasmo e sentido de grupo.

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